Reservatórios Térmicos
O Reservatório Térmico, também conhecido como Boiler, é um item de suma importância na sua obra. Ele é responsável por fornecer água aquecida para as suas torneiras e duchas
Ele é responsável por armazenar a água aquecida pelos coletores solares, aquecedores a gás ou fonte elétrica como resistência ou bomba de calor, os Reservatórios Térmicos da Komeco, por exemplo, são fabricados internamente com cilindro de aço INOX 304 ou 316 e também com material termoplástico exclusivo e tecnológico, PPR (material resistente à aguas corrosivas) e possuem espessa camada de isolamento térmico, o que faz com que a transmissão de calor seja baixíssima mantendo a água quente por muito mais tempo.
Mas em quais casos o reservatório térmico é recomendado?

O reservatório é uma excelente opção para as casas ou empresas que possuem desde um pequeno consumo até grandes demandas de agua quente, principalmente nos casos onde esse consumo é simultâneo, como em hotéis, motéis, clubes, academias, hospitais, edifícios residenciais, e vestiários de indústrias. O Boiler será responsável por armazenar uma grande quantidade de água quente para você utilizar em qualquer horário do dia e evitará que a água esfrie repentinamente durante o uso, aumentando assim a eficiência energética dos empreendimentos. Confira alguns motivos para aderir ao reservatório térmico na sua obra:
- Grande quantidade de água quente armazenada, proporcionando abastecimento homogêneo em toda a rede de duchas e torneiras.
- Banho quente e confortável a qualquer momento do dia, mesmo no inverno.
- Economia de energia, afinal, você poderá reduzir em torno de 70% do consumo de energia elétrica para aquecer água.
- Grande quantidade de água quente armazenada;
- Alta durabilidade do produto, evitando transtornos com reposição e troca
O Reservatório precisa de manutenção?
Assim como qualquer equipamento, os reservatórios térmicos precisam passar por manutenções preventivas de tempos em tempos para evitar eventuais danos causados pelo tempo, a fim de verificar a integridade do equipamento e dos sistemas de segurança.
A manutenção preventiva do reservatório consiste em um check-up geral do sistema e especialmente na limpeza do recipiente, uma vez que a água pode trazer sujeira para dentro do equipamento e este acúmulo pode causar problemas no futuro.
É importante frisar que para realizar a limpeza e manutenção do sistema, é necessário uma equipe credenciada, uma vez que erros durante o processo podem resultar em problemas irreversíveis.
Fonte e texto: Komeco
